Queridos colegas professores, aqui estão sugestões de atividades para trabalhar sílabas canônicas, aquelas formadas por: consoante-vogal, consoante-vogal,consoante-vogal.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer unidades fonológicas como palavras, rimas, sílabas e fonemas;
Dominar relações entre fonema e grafema.
Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer as letras do alfabeto; Diferenciar consoantes e vogais;
Estratégias e recursos da aula
1- Reconhecendo unidades fonológicas
Faça uma roda com as crianças para discutir os sons de algumas palavras.
Comece com palavras mais conhecidas do universo infantil, tais como:
cavalo, comida, faca, vaca, bebê, cabelo, girafa
(dê preferência à palavras que apresentem sílabas canônicas).
Peça às crianças que digam as possíveis letras usadas para escrever estas palavras.
Escreva no quadro as palavras uma a uma, destacando o som de cada sílaba.
Se forem sugeridas letras incorretas, é bom que mesmo assim as escreva e explique qual o som que esta letra formará ex: se ao invés de vaca a criança disser b no lugar do v, escreva baca e pronuncie o som formado com letra b + a. Compare com a grafia correta, sempre apontando para a grafia enquanto pronuncia o som. 2 - Conhecendo a sílabas e sua correspondência sonora:
Faça pequenas placas com as sílabas e peça às crianças que façam a leitura coletivamente.
Ajude as crianças a ler as sílabas e formar cada palavra sempre lendo em voz alta e pedindo as crianças que repitam o som de cada sílaba.
Mostre todas as palavras juntas e peça às crianças que leiam novamente a palavra formada.
Tenha o cuidado de escolher dentre estas outras palavras formadas por sílabas canônicas ( consoante- vogal – consoante-vogal).
Caso a criança dê algum exemplo de sílaba não canônica, responda a questão dela, escreva, demonstre para que ela já tenha a noção de outros tipos de formação silábica.
Ex: cachorro ( encontro de CH e RR).
*Oralmente, explique para as crianças sobre a rima, que são sons parecidos no final das palavras, muito comuns de serem ouvidos em músicas e poesias.
Para auxiliar na explicação sugiro a leitura de um poema.
Leilão de Jardim
Cecília Meireles
Quem me compra um jardim com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e pas- sarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este ca- racol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera
uma estátua da Pri- mavera?
Quem me compra este for- migueiro?
E este sapo, que é jar- dineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
Este é meu leilão!
Esta poesia foi retirada de um site que apresenta várias outras poesias infantis:
Com as palavras formadas pelas placas, apresente algumas rimas como exemplo, depois peça às crianças que tentem encontrar palavras que rimem.
Ex: moleza – beleza; bolo – lobo; girafa – garrafa; etc. 3 – Treinando a escrita e escuta de sílabas canônicas.
Escreva palavras com a sílaba abaixo, você pode usar esta sílaba no começo, no meio ou no final da palavra que você escolheu.
BO _ BOLO
MA - ____________________
CE - ____________________
SA - ____________________
Agora escreva as palavras que a sua professora vai ditar, depois escreva na linha da frente uma palavra que rime com esta, ou seja tenha o mesmo som no final.
Palavra ditada: Rima:
Caneco Peteleco
*Dica: faça esta atividade devagar, escolhendo palavras adequadas ao nível da turma para que as crianças encontrem uma rima.
Em um primeiro momento é interessante deixar que a criança faça sozinha: faz parte da sua avaliação e do que foi aprendido na aula. A correção desta atividade pode auxiliar a ampliar a apreensão do conceito de sílabas e rimas.Quando a criança não souber ainda escrever, peça a ela que leia o que escreveu para você e anote para que depois facilite a sua avaliação.
Atividades 3 - verifique se a criança é capaz de identificar as rimas.
Atividades 3 - verifique se a criança é capaz de identificar as rimas.
As sílabas e sons existentes no final de palavras foram compostos por sons semelhantes ou diferentes? Ex: rimou faca com marmelada?
Outra observação a ser feita é se a criança já consegue dominar a relação entre fonema e grafema.
Se consegue, mesmo que ainda esteja escrevendo em nível pré-silábico (uma letra para cada sílaba) reproduzir uma palavra ditada com correspondência sonora equivalente? Ex: BNA = BANANA ( B=BA N=NA A=NA).
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