terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sílabas Canônicas


Queridos colegas professores, aqui estão sugestões de atividades para trabalhar sílabas canônicas, aquelas formadas por: consoante-vogal, consoante-vogal,consoante-vogal.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
      Reconhecer unidades fonológicas como palavras, rimas, sílabas e fonemas;
      Dominar relações entre fonema e grafema.  
Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer as letras do alfabeto;  Diferenciar consoantes e vogais;  
Estratégias e recursos da aula
1-     Reconhecendo unidades fonológicas
Faça uma roda com as crianças para discutir os sons de algumas palavras.
Comece com palavras mais conhecidas do universo infantil, tais como:

cavalo, comida, faca, vaca, bebê, cabelo, girafa   

(dê preferência  à palavras que apresentem sílabas canônicas).
Peça às crianças que digam as possíveis letras usadas para escrever estas palavras.
Escreva no quadro as palavras uma a uma, destacando o som de cada sílaba.   
Se forem sugeridas letras incorretas, é bom que mesmo assim as escreva e explique qual o som que esta letra formará ex: se ao invés de vaca a criança disser b no lugar do v, escreva baca e pronuncie o som formado com letra b + a. Compare com a grafia correta, sempre apontando para a grafia enquanto pronuncia o som.   2 -  Conhecendo a sílabas e sua correspondência sonora:   
Faça pequenas placas com as sílabas e peça às crianças que façam a leitura coletivamente.
  
Ajude as crianças a ler as sílabas e formar cada palavra sempre lendo em voz alta e pedindo as crianças que repitam o som de cada sílaba.   
   
Mostre todas as palavras juntas e peça às crianças que leiam novamente a palavra formada.   
Tenha o cuidado de escolher dentre estas outras palavras formadas por sílabas  canônicas ( consoante- vogal – consoante-vogal).  
Caso a criança dê algum exemplo de sílaba não canônica, responda a questão dela, escreva, demonstre para que ela já tenha a noção de outros tipos de formação silábica.
Ex: cachorro ( encontro de CH e RR).   

*Oralmente, explique para as crianças sobre a rima, que são sons parecidos no final das palavras, muito comuns de serem ouvidos em músicas e poesias.

Para auxiliar na explicação sugiro a leitura de um poema.
Leilão de Jardim
                        Cecília Meireles
Quem me compra um jardim com flores?
 borboletas de muitas cores,
 lavadeiras e pas- sarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este ca- racol?
 Quem me compra um raio de sol?
 Um lagarto entre o muro e a hera
 uma estátua da Pri- mavera?
 Quem me compra este for- migueiro?
E este sapo, que é jar- dineiro?
E a cigarra e a sua canção?
 E o grilinho dentro do chão?
Este é meu leilão!
 Esta poesia foi retirada de um site que apresenta várias outras poesias infantis:
 Com as palavras formadas pelas placas, apresente algumas rimas como exemplo, depois peça às crianças que tentem encontrar palavras que rimem.
Ex: moleza – beleza; bolo – lobo; girafa – garrafa; etc.   3 – Treinando a escrita e escuta de sílabas canônicas.   
Escreva palavras com a sílaba abaixo, você pode usar esta sílaba no começo, no meio ou no final da palavra que você escolheu.  
 BO    _ BOLO
MA  -   ____________________
CE   -  ____________________
SA  -   ____________________
Agora escreva as palavras que a sua professora vai ditar, depois escreva na linha da  frente uma palavra que rime com esta, ou seja tenha o mesmo som no final.
Palavra ditada:                                                              Rima:  
Caneco                                                                        Peteleco
 *Dica: faça esta atividade devagar, escolhendo palavras adequadas ao nível da turma para que as crianças encontrem uma rima.
 Em um primeiro momento é interessante deixar que a criança faça sozinha:  faz parte da sua avaliação e do que foi aprendido na aula. A correção desta atividade pode auxiliar a ampliar a apreensão do conceito de sílabas e rimas.Quando a criança não souber ainda escrever, peça a ela que leia o que escreveu para você e anote para que depois facilite a sua avaliação.
Atividades 3 - verifique se a criança é capaz de identificar as rimas.
As sílabas e sons existentes no final de palavras foram compostos por sons semelhantes ou diferentes? Ex: rimou faca com marmelada?
Outra observação a ser feita é se a criança já consegue dominar a relação entre fonema e grafema.
Se consegue, mesmo que ainda esteja escrevendo em nível pré-silábico (uma letra para cada sílaba) reproduzir uma palavra ditada com correspondência sonora equivalente? Ex: BNA = BANANA ( B=BA  N=NA  A=NA).

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