.jpg)
- Avançar no conhecimento da linguagem escrita convencional.
- Aproximar os alunos de autores contemporâneos e clássicos, com textos informativos e obras literárias.
Conteúdos:
- Leitura
- Escrita
Tempo estimado:
- sete aulas.
- Livros de contos de bruxas exemplos: A bruxa Salomé, As férias da bruxa Onilda.
- 1ª etapa: Selecionar contos que tenham bruxas como personagens principais. Durante duas ou três semanas, incorpore nas atividades permanentes a leitura em voz alta desses textos.
Discuta com a turma que sensações elas despertam e quais relações é possível fazer com contos já conhecidos.
Releia trechos para confirmar as interpretações, retomar parte da história ou notar a maneira como o trecho foi escrito.
Direcione a conversa para a bruxa em questão: Como é o comportamento dela? Quais suas qualidades e seus defeitos?
Peça que citem os recursos usados para gerar suspense ou medo, por exemplo.
- 2ª etapa: Organize uma tabela para ficar exposta na sala com três colunas. Nomeie cada uma delas com: título do livro, nome da bruxa e principais características. A ideia e que as crianças a completem com as informações pedidas ao fim de cada leitura e que você seja ou escriba. Esse quadro também deve ser usado para promover desafios de leitura de leitura e de escrita.
- 3ª etapa: Proponha que, em dupla, os alunos escrevam informações importantes sobre as bruxas, considerando todos os textos lidos. Levante algumas perguntas que podem ajudar: Onde vivem as bruxas? Com quem convive? Elas se casam? Existem bruxas boas?
- 4ª etapa: Convide o grupo a criar uma galeria de bruxas para exposição.
- 5ª etapa: Escolha alguns textos com problemas de escrita recorrentes como o escasso de recursos descritivos para discuti-los com a turma. Depois, devolva-os e oriente a revisão. Os alunos das duplas devem se alternar para reescrever o texto definitivo. Sugira também que finalizem com um desenho. Reúna os trabalhos escritos e as ilustrações e monte a galeria.
- Avaliação: Ao longo da atividade, note se os alunos mostram preferências de estilos, autor e temas, se relacionam o que estão lendo com outros livros e opinam sobre as obras lidas. No momento da escrita, veja se planejam o texto e o revisam. Também analise se confrontam suas concepções sobre o sistema de escrita e se avançaram em relação à escrita convencional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário