sexta-feira, 29 de junho de 2012

Produção textual. Exemplo: Conto

O trabalho com a produção de texto deve ter seu início desde os primeiros anos de escolaridade, com o objetivo de aprimorar a compreensão do sistema de escrita, bem como o funcionamento da linguagem.

Desde as primeiras produções, os textos devem ter uma função e um sentido. ou seja, devem proporcionar condições para que o aluno se comunique e seja compreendido, para que perceba o papel que desempenha ao escrever e qual a finalidade de escrever.

No ensino da produção de textos, é importante apresentar uma diversidade de textos escritos e trabalhar com eles.
Para garantir um eficiente trabalho com produção de textual, é preciso propor atividades sequenciadas que, de certa forma, reproduzam para o aluno as diferentes etapas da produção: planejamento, elaboração, revisão e refação.

Objetivos  : Ampliar  conhecimentos sobre narrativas, como contos, fábulas, lendas e outros.

                          Perceber a finalidade da leitura e da escrita.

                          Produzir textos, considerando o contexto de produção e as características do gênero.



Atividade 1: Identificação das personagens da narrativa e sua descrição.
 O professor entrega um quebra-cabeça que pode ser feito da capa do livro exemplo: "Chapeuzinho Vermelho", e solicita que cada aluno componha o seu. Feito isso, pede aos alunos que descrevam a ilustração, comentando aspectos revelados pela fisionomia das  personagens, o professor pode fazer perguntas para motivar a observar tais aspectos como:
  • Quem aparece na ilustração?
  • O que mostra a expressão do lobo? 
  • O que se destaca na menina?
  • Por que será que ela carrega uma cestinha?
Atividade 2 : Leitura da descrição ou exposição oral da história.

A contação da história propriamente dita, feita pelo professor.

Obs.: Essa etapa pode ser repetida quantas vezes o (a)  professor (a) achar necessário.


Atividade 3 : Após os alunos terem assimilado a sequencia da narrativa, o professor procede à exploração do texto através da reescrita das crianças.
Cada aluno (a) deverá escrever a sua versão da história lida pelo seu professor. Esta atividade requer tempo e paciência, as crianças necessitam de tranquilidade para escrever.


Atividade 4 : O professor pode propor aos alunos que ilustrem a história antes ou depois da escrita.







Nenhum comentário:

Postar um comentário