O trabalho com a produção de texto deve ter seu início desde os primeiros anos de escolaridade, com o objetivo de aprimorar a compreensão do sistema de escrita, bem como o funcionamento da linguagem.
Desde as primeiras produções, os textos devem ter uma função e um sentido. ou seja, devem proporcionar condições para que o aluno se comunique e seja compreendido, para que perceba o papel que desempenha ao escrever e qual a finalidade de escrever.
No ensino da produção de textos, é importante apresentar uma diversidade de textos escritos e trabalhar com eles.
Para garantir um eficiente trabalho com produção de textual, é preciso propor atividades sequenciadas que, de certa forma, reproduzam para o aluno as diferentes etapas da produção: planejamento, elaboração, revisão e refação.
Objetivos : Ampliar conhecimentos sobre narrativas, como contos, fábulas, lendas e outros.
Perceber a finalidade da leitura e da escrita.
Produzir textos, considerando o contexto de produção e as características do gênero.
O professor entrega um quebra-cabeça que pode ser feito da capa do livro exemplo: "Chapeuzinho Vermelho", e solicita que cada aluno componha o seu. Feito isso, pede aos alunos que descrevam a ilustração, comentando aspectos revelados pela fisionomia das personagens, o professor pode fazer perguntas para motivar a observar tais aspectos como:
- Quem aparece na ilustração?
- O que mostra a expressão do lobo?
- O que se destaca na menina?
- Por que será que ela carrega uma cestinha?
Atividade 2 : Leitura da descrição ou exposição oral da história.
A contação da história propriamente dita, feita pelo professor.
A contação da história propriamente dita, feita pelo professor.
Obs.: Essa etapa pode ser repetida quantas vezes o (a) professor (a) achar necessário.
Atividade 3 : Após os alunos terem assimilado a sequencia da narrativa, o professor procede à exploração do texto através da reescrita das crianças.
Cada aluno (a) deverá escrever a sua versão da história lida pelo seu professor. Esta atividade requer tempo e paciência, as crianças necessitam de tranquilidade para escrever.
Atividade 4 : O professor pode propor aos alunos que ilustrem a história antes ou depois da escrita.
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