sexta-feira, 8 de junho de 2012

Linguagem (Atividades Práticas) Produção de Listas, Produção de textos, Como trabalhar Parlendas, Cantigas e Quadrinhas com os alunos

A PRODUÇÃO DE LISTAS

Imaginamos que o trabalho com listas não deva ser nenhuma novidade para você professor. Pelo contrário: ao menos uma vez você já deve ter oferecido um exercício de escrita de lista para seus alunos. O problema, na verdade, está no objetivo dessa atividade e no modo como ela é normalmente conduzida. Para trabalhar com listas no processo de alfabetização, é preciso entender o que as crianças pensam quando estão começando a escrever, quais hipóteses elaboram, e é nessas hipóteses que residem as dificuldades e também as oportunidades de aprendizado. A associação da leitura e da escrita das listas multiplica as oportunidades de as crianças compreenderem o sistema de escrita.



1- Proponha uma lista real de palavras
  
Em primeiro lugar, antes de iniciar qualquer atividade com listas, você deve pensar em uma que tenha uma real função comunicativa.
Ex.: uma lista de brinquedos, os animais de que mais gostam, a lista dos materiais escolares, etc.
  Assim, é muito melhor quando você propõe à turma uma lista de verdade. Como a criança já sabe  o que pode escrever de acordo com aquele tema sugerido, vai pensar então em como escrever.
  A ideia, na verdade, é sempre a seguinte: você deve ajudar a criança a concentrar a atenção no que deseja que ela pense naquele momento.
 Outro desafio bem legal para as crianças e que as ajudam a avançar em seu aprendizado é a produção de uma lista que contenha palavras sem letras repetidas, por exemplo a palavra "CAMELO". Veja um exemplo de uma lista que trabalha com essa variedade de palavras:      

           
                      Lista de Animais

           DINOSSAURO                                                                     
     RINOCERONTE                              
                                
     CAMELO                                         
                                          
     GALO                                             
                                                              
                                                    Rà                                                



  1.  Avalie regularmente as listas que os alunos produziram. Essas escritas vão dar a noção da evolução do modo como eles pensam acerca do que é escrever.
  2. Organize um portifólio para cada aluno da classe. Utilize uma pasta com divisórias com o nome de cada aluno.
  3. Não use as listas para treinar a escrita convencional e fazer avaliação da grafia dos alunos.
  4. Nas atividades em dupla, peça que uma criança explique em voz alta à outra como pensou para escrever e o que está escrito em cada pedaço da palavra. Ao falar em voz alta, ela cria uma oportunidade de rever o que pensou.

Fonte: Rana, Débora- Língua Portuguesa: Soluções para os dez desafios do professor, ed. Ática, SP.



Produção de Texto (proposta de atividade)

 
  •  Ofereça aos alunos um repertório de textos do gênero a ser escrito.
dica: Nessa etapa,é importante que os alunos saibam que vão realizar uma leitura para aprender, com outros autores, a escrever melhor. Fique atento e jamais transforme essa atividade em interpretação de texto.

  •  Faça um planejamento do que será escrito.
Exemplo: Se o professor pedir que produzam um folheto anunciando a falta de água na escola, eles devem listar o que desejam comunicar aos leitores:

  1. O que vai acontecer? ( a falta de água)
  2. Quando vai acontecer?
  3. Por que vai acontecer? ( haverá uma manutenção na caixa d'água, por exemplo);



  • Textualize
A etapa da textualização destina-se a transformar aquela lista  original - o planejamento - em um texto. Nessa fase todos devem  se empenhar em escrever as ideias de outra maneira.
 Inicialmente você pode produzir um texto com os alunos no quadro, de modo que eles aprendam a textualizar em grupo. Depois oriente-os a realizar sozinhos esse processo.


  •  Revise
 É a etapa final da produção de texto, e deve ser feita durante toda a produção e que a forma final de um texto exige muito trabalho de reescrita e correção.
 Como se vê é impossível escrever bons textos de um dia para o outro, contando somente com a sugestão de um tema. Escrever envolve um longo caminho, e um texto pode demorar muitas aulas para ficar pronto. Por isso, no processo de aprendizagem dos alunos, mais vale investir na qualidade do que na quantidade. 

Fonte: Língua Portuguesa - Soluções para dez desafios do professor, ed.: Ática.






 Como trabalhar parlendas, cantigas e quadrinhas com os alunos

  1. 1.Socialize o repertório oral
O primeiro passo é assegurar que todos os alunos conheçam a versão dos textos a ser usada. Sem isso, não é possível trabalhar com um texto que eles saibam de memória.
   

     2. Organize a coletânia de textos

Em seguida, organize uma coletânia com os textos preferidos das crianças. Reuna os textos em uma pasta ou caderno para ascrianças consultarem livremente. Assim elas podem usar livremente em atividades espontâneas ou orientadas por você.

     3.  Proponha momentos de leitura da coletânea   
 
Proponha aos alunos a leitura dos textos, intervenha e peça que apontem no texto onde pararam. Você deve observá-lo e fazer intervenções sempre que necessário.
 
Exemplos: "Onde começa tal palavra que está no fim da primeira linha?"
                 "Você apontou tal palavra como se fosse o fim do verso. Será que acaba aqui ou ali?"
Essas intervenções auxiliam as crianças a fazer o exercício de ajustementre o que é falado e o que está escrito. Nesse momento elas se esforçam em localizar a palavra, o trecho onde acham que está escrito o que você pediu, e, para conferir, lançam mão de outras pistas que possuem. Como a letra inicial,ou final da palavra.
 
       4. Proponha a escrita de parlendas
 
Além de ler os alunos podem escrever parlendas. A escrita de parlendas e textos similares que o aluno saiba de cor oferece uma excelente oportunidade para que ele pense no modo como se escrevem as palavras.
As crianças podem escolher o texto preferido e escrevê-los preferencialmente com letras móveis, pois são ideais no inicio do processo da alfabetização. No primeiro momento essa atividade deverá ser feita em pares: um colega dita o texto e o outro escreve, e os dois se revezam nessas posições.
 
 





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