sexta-feira, 29 de junho de 2012

Produção textual. Exemplo: Conto

O trabalho com a produção de texto deve ter seu início desde os primeiros anos de escolaridade, com o objetivo de aprimorar a compreensão do sistema de escrita, bem como o funcionamento da linguagem.

Desde as primeiras produções, os textos devem ter uma função e um sentido. ou seja, devem proporcionar condições para que o aluno se comunique e seja compreendido, para que perceba o papel que desempenha ao escrever e qual a finalidade de escrever.

No ensino da produção de textos, é importante apresentar uma diversidade de textos escritos e trabalhar com eles.
Para garantir um eficiente trabalho com produção de textual, é preciso propor atividades sequenciadas que, de certa forma, reproduzam para o aluno as diferentes etapas da produção: planejamento, elaboração, revisão e refação.

Objetivos  : Ampliar  conhecimentos sobre narrativas, como contos, fábulas, lendas e outros.

                          Perceber a finalidade da leitura e da escrita.

                          Produzir textos, considerando o contexto de produção e as características do gênero.



Atividade 1: Identificação das personagens da narrativa e sua descrição.
 O professor entrega um quebra-cabeça que pode ser feito da capa do livro exemplo: "Chapeuzinho Vermelho", e solicita que cada aluno componha o seu. Feito isso, pede aos alunos que descrevam a ilustração, comentando aspectos revelados pela fisionomia das  personagens, o professor pode fazer perguntas para motivar a observar tais aspectos como:
  • Quem aparece na ilustração?
  • O que mostra a expressão do lobo? 
  • O que se destaca na menina?
  • Por que será que ela carrega uma cestinha?
Atividade 2 : Leitura da descrição ou exposição oral da história.

A contação da história propriamente dita, feita pelo professor.

Obs.: Essa etapa pode ser repetida quantas vezes o (a)  professor (a) achar necessário.


Atividade 3 : Após os alunos terem assimilado a sequencia da narrativa, o professor procede à exploração do texto através da reescrita das crianças.
Cada aluno (a) deverá escrever a sua versão da história lida pelo seu professor. Esta atividade requer tempo e paciência, as crianças necessitam de tranquilidade para escrever.


Atividade 4 : O professor pode propor aos alunos que ilustrem a história antes ou depois da escrita.







quinta-feira, 21 de junho de 2012

2º  Encontro de Formação do Ciclo de Alfabetização
(Oficina de Gêneros Textuais)
Nossa felicidade em poder trocar com vocês!!!

Parabéns professoras!
Vocês são nota 10!

Realizando oficina de Gêneros Textuais











Concentração na realização das atividades propostas




Muitas produções...
Elas sempre fazem tudo com o maior capricho!!!




Todas as participações foram excepcionais!




Tivemos a visita da pesquisadora  Bianca Lessa.
Obrigada Bianca pela participação, é bom saber que pessoas como você   faz a diferença no ensino da alfabetização.
                                         

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Linguagem (Atividades Práticas) Produção de Listas, Produção de textos, Como trabalhar Parlendas, Cantigas e Quadrinhas com os alunos

A PRODUÇÃO DE LISTAS

Imaginamos que o trabalho com listas não deva ser nenhuma novidade para você professor. Pelo contrário: ao menos uma vez você já deve ter oferecido um exercício de escrita de lista para seus alunos. O problema, na verdade, está no objetivo dessa atividade e no modo como ela é normalmente conduzida. Para trabalhar com listas no processo de alfabetização, é preciso entender o que as crianças pensam quando estão começando a escrever, quais hipóteses elaboram, e é nessas hipóteses que residem as dificuldades e também as oportunidades de aprendizado. A associação da leitura e da escrita das listas multiplica as oportunidades de as crianças compreenderem o sistema de escrita.



1- Proponha uma lista real de palavras
  
Em primeiro lugar, antes de iniciar qualquer atividade com listas, você deve pensar em uma que tenha uma real função comunicativa.
Ex.: uma lista de brinquedos, os animais de que mais gostam, a lista dos materiais escolares, etc.
  Assim, é muito melhor quando você propõe à turma uma lista de verdade. Como a criança já sabe  o que pode escrever de acordo com aquele tema sugerido, vai pensar então em como escrever.
  A ideia, na verdade, é sempre a seguinte: você deve ajudar a criança a concentrar a atenção no que deseja que ela pense naquele momento.
 Outro desafio bem legal para as crianças e que as ajudam a avançar em seu aprendizado é a produção de uma lista que contenha palavras sem letras repetidas, por exemplo a palavra "CAMELO". Veja um exemplo de uma lista que trabalha com essa variedade de palavras:      

           
                      Lista de Animais

           DINOSSAURO                                                                     
     RINOCERONTE                              
                                
     CAMELO                                         
                                          
     GALO                                             
                                                              
                                                    Rà                                                



  1.  Avalie regularmente as listas que os alunos produziram. Essas escritas vão dar a noção da evolução do modo como eles pensam acerca do que é escrever.
  2. Organize um portifólio para cada aluno da classe. Utilize uma pasta com divisórias com o nome de cada aluno.
  3. Não use as listas para treinar a escrita convencional e fazer avaliação da grafia dos alunos.
  4. Nas atividades em dupla, peça que uma criança explique em voz alta à outra como pensou para escrever e o que está escrito em cada pedaço da palavra. Ao falar em voz alta, ela cria uma oportunidade de rever o que pensou.

Fonte: Rana, Débora- Língua Portuguesa: Soluções para os dez desafios do professor, ed. Ática, SP.



Produção de Texto (proposta de atividade)

 
  •  Ofereça aos alunos um repertório de textos do gênero a ser escrito.
dica: Nessa etapa,é importante que os alunos saibam que vão realizar uma leitura para aprender, com outros autores, a escrever melhor. Fique atento e jamais transforme essa atividade em interpretação de texto.

  •  Faça um planejamento do que será escrito.
Exemplo: Se o professor pedir que produzam um folheto anunciando a falta de água na escola, eles devem listar o que desejam comunicar aos leitores:

  1. O que vai acontecer? ( a falta de água)
  2. Quando vai acontecer?
  3. Por que vai acontecer? ( haverá uma manutenção na caixa d'água, por exemplo);



  • Textualize
A etapa da textualização destina-se a transformar aquela lista  original - o planejamento - em um texto. Nessa fase todos devem  se empenhar em escrever as ideias de outra maneira.
 Inicialmente você pode produzir um texto com os alunos no quadro, de modo que eles aprendam a textualizar em grupo. Depois oriente-os a realizar sozinhos esse processo.


  •  Revise
 É a etapa final da produção de texto, e deve ser feita durante toda a produção e que a forma final de um texto exige muito trabalho de reescrita e correção.
 Como se vê é impossível escrever bons textos de um dia para o outro, contando somente com a sugestão de um tema. Escrever envolve um longo caminho, e um texto pode demorar muitas aulas para ficar pronto. Por isso, no processo de aprendizagem dos alunos, mais vale investir na qualidade do que na quantidade. 

Fonte: Língua Portuguesa - Soluções para dez desafios do professor, ed.: Ática.






 Como trabalhar parlendas, cantigas e quadrinhas com os alunos

  1. 1.Socialize o repertório oral
O primeiro passo é assegurar que todos os alunos conheçam a versão dos textos a ser usada. Sem isso, não é possível trabalhar com um texto que eles saibam de memória.
   

     2. Organize a coletânia de textos

Em seguida, organize uma coletânia com os textos preferidos das crianças. Reuna os textos em uma pasta ou caderno para ascrianças consultarem livremente. Assim elas podem usar livremente em atividades espontâneas ou orientadas por você.

     3.  Proponha momentos de leitura da coletânea   
 
Proponha aos alunos a leitura dos textos, intervenha e peça que apontem no texto onde pararam. Você deve observá-lo e fazer intervenções sempre que necessário.
 
Exemplos: "Onde começa tal palavra que está no fim da primeira linha?"
                 "Você apontou tal palavra como se fosse o fim do verso. Será que acaba aqui ou ali?"
Essas intervenções auxiliam as crianças a fazer o exercício de ajustementre o que é falado e o que está escrito. Nesse momento elas se esforçam em localizar a palavra, o trecho onde acham que está escrito o que você pediu, e, para conferir, lançam mão de outras pistas que possuem. Como a letra inicial,ou final da palavra.
 
       4. Proponha a escrita de parlendas
 
Além de ler os alunos podem escrever parlendas. A escrita de parlendas e textos similares que o aluno saiba de cor oferece uma excelente oportunidade para que ele pense no modo como se escrevem as palavras.
As crianças podem escolher o texto preferido e escrevê-los preferencialmente com letras móveis, pois são ideais no inicio do processo da alfabetização. No primeiro momento essa atividade deverá ser feita em pares: um colega dita o texto e o outro escreve, e os dois se revezam nessas posições.