segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS



Que tal uma brincadeira com a "superlente"?


Sugira aos seus alunos que todos podem brincar de serem inventores e o desafio será criar algo que permita enxergar coisas pequenas como se parecessem grandes. Difícil? Não para nós seres humanos criativos...
Você pode dar ideias as crianças para que enfrentem a tarefa com auto confiança. Para confeccionar uma superlente, basta ter uma garrafa plástica transparente cheia de água.
O ideal é que seja uma garrafa grande, para obter um efeito melhor.
Organize os alunos em grupos de três integrantes e peça a cada uma das equipes que meça com uma régua o tamanho real do desenho, de letras de texto ou qualquer outro objeto que servirá de base para as observações.
Em seguida, as crianças podem desenhar, em uma folha avulsa, aquilo que escolheram para observar. O tamanho do desenho deve ser praticamente o mesmo do objeto que observam.
Chega o momento das equipes usarem a "superlente" para fazer novas observações desse objeto. Primeiro elas devem verificar se há alteração no tamanho da imagem produzida com essa lente. Depois, usando a mesma régua e colocando-a acima da garrafa, podem medir a imagem aumentada. Finalmente nada melhor do que registrar isso por meio de um novo desenho que reflita essa segunda observação.
Os desenhos feitos antes e depois do uso devem ser postos lado a lado. Agora é o momento de avaliar o poder da superlente: ver a diferença de tamanho entre a imagem produzida por essa invenção e a imagem vista sem o uso de qualquer instrumento.
Exemplos de perguntas que podem ser usadas para motivar um trabalho subsequente:
"Alguma vez alguém já sentiu dificuldades para enxergar?"; "Como podemos avaliar se estamos vendo bem?" "A superlente te ajudou a ver melhor? Explique:".

Agora caro amigo professor, mãos à obra!














Atividade retirada do livro: Soluções para dez desafios do professor, ed. Ática.